• 6950
  • 0

Como enviar as informações para o Conectividade Social ICP

cns_icp

O Conectividade Social desenvolvido pela Caixa Econômica Federal serve como um canal eletrônico de relacionamento, é utilizado para a transmissão dos arquivos gerados pelo programa SEFIP, quando há recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência.

A partir de julho de 2012, as empresas que possuem mais de 10 empregados devem utilizar-se do certificado digital para o envio de recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência, não sendo possível mais utilizar o portal eletrônico com certificado e disquete.

Hoje é preciso instalar o programa SEFIP e a GRRF ICP. O procedimento de geração dos arquivos nesses programas não mudou, apenas no momento de transmitir o arquivo não será mais realizado por eles e sim, pelo portal Conectividade ICP. Para tanto, basta apenas exportar o arquivo SEFIP gerado pelo sistema de folha de pagamento, importar no programa SEFIP, realizar o fechamento do movimento e salvar o selo. O processo para geração da guia de multa rescisória, por meio da GRRF, funciona da mesma maneira. É essencial salvar os arquivos gerados em um local apropriado, e fazer cópia de segurança sempre que possível, posteriormente acesse o  https://conectividade.caixa.gov.br.

1° Acesse a opção de Caixa Postal no lado superior esquerdo da tela. Perceba que o novo portal Conectividade Social ICP assemelha muito uma caixa de e-mail. Por aqui, será possível enviar arquivos e receber informações da caixa.

imagem1

2° Clique na opção lateral Nova Mensagem onde você irá selecionar o serviço, escolha a opção de Envio de arquivo tanto para SEFIP ou GRRF, o procedimento será o mesmo para ambos. Outros serviços, como obter o saldo do FGTS, são possíveis por esta tela. Na sequência clique no botão Continuar.

imagem2

3° É necessário selecionar o Município de onde o arquivo será enviado. No botão Anexar Arquivo, terá que selecionar o arquivo “.SFP” que foi gerado pelo programa SEFIP. Após selecionar o arquivo, clique no botão Salvar. O Conectividade Social ICP converterá o arquivo para “.ZIP”. Posteriormente, clique no botão Enviar. Na próxima página, será necessário selecionar o arquivo convertido.

imagem3

4° Após o envio, salve o arquivo de protocolo, pois utilizará na sequência para impressão do FGTS no programa SEFIP. Acesse a opção em: Relatórios/ GRF/Arquivo ICP e selecione o protocolo, como dito acima.

Observações:

O primeiro passo para acessar o Conectividade Social ICP é selecionar o certificado digital ICP, para isso, na máquina deve estar instalado o certificado.

Vale ressaltar que para que o Conectividade Social ICP funcione corretamente, é necessário fazer diversas configurações, como instalar o Java, adicionar o site na lista de exceções do Java, colocar o navegador no modo compatível, adicionar arquivos de autorização, entre outros. Pelo GOVBOX, o usuário não precisa realizar estas configurações, uma vez que, é feito automaticamente. Para utilizar este aplicativo pelo GOVBOX, é apenas executar o aplicativo Conectividade Social ICP.

 Conheça este aplicativo pelo GOVBOX!

 

© Copyright 2020 GOVBOX